Inventário no cartório
- Lidiane Carneiro | CARNEIRO ADVOCACIA
- 1 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Você sabia que nem sempre é necessário recorrer à Justiça para partilhar bens deixados por uma pessoa que faleceu? Isso é possível por meio do inventário extrajudicial, que pode ser feito no cartório.
Mas o que é o inventário extrajudicial? É um procedimento de divisão de bens deixados pelo falecido entre os herdeiros, de forma consensual, sem a necessidade de ser iniciado em um processo judicial. Isso agiliza todo o processo, já que não é preciso esperar pela decisão de um juiz.
Quando é possível fazer o inventário extrajudicial? Isso só é possível quando todos os herdeiros são maiores e capazes, não há testamento, e a partilha é consensual entre todas as partes envolvidas.
Também é importante saber que o inventário extrajudicial só é válido para bens que estejam situados em um mesmo Estado, e que não existe nenhuma discussão entre todos os envolvidos acerca da partilha dos bens.
Se esses critérios forem atendidos, é possível realizar o inventário extrajudicial no cartório de notas, agilizando todo o processo de partilha de bens.
Mas, caso exista alguma divergência entre os herdeiros, é necessário entrar com um processo judicial de inventário no fórum da cidade em que o falecido tinha domicílio.
Agora que você sabe quando é possível fazer o inventário extrajudicial no cartório, se informe mais e veja se essa é a melhor opção para o seu caso.

Comments